TANNAT

19/08/2010 04:14

Cultivar originária da França, mais precisamente da região sudoeste do país.

       Possui folhas grandes, cor verde escuro e limbo rugoso. Seus cachos são médios, cilíndricos e compactos. As bagas, que variam de médias a pequenas, são azuis intenso tendendo ao preto. Sua produtividade fica entre 20 e 25 t/ha, com teores de açúcar entre 18ºBrix a 20ºBrix.

É uma cultivar bastante resistente à antracnose, sensível ao oídio, moderadamente sensível ao míldio e resistente às podridões.

Atualmente seu maior expoente encontra-se no Uruguai. Foi introduzida em 1870 por Harriague, na região de Salto, e quando os produtores constataram que no Uruguai produzia um vinho de bom corpo e sabor, aos poucos foi adotada como a melhor uva a ser plantada. O Tannat se adaptou muito bem ao clima uruguaio chegando a 32,2% da produção das uvas viníferas locais. Por si, o vinho da cultivar Tannat não oferece aroma intenso, de forma que precisa passar por madeira para se ajustar em muitas situações.

       Nos dias de hoje, observa-se o Tannat uruguaio como o melhor do mundo, visto os resultados em concursos internacionais nos últimos 15 anos.

       Vinhos desta cepa ficam muito bem harmonizados com carnes vermelhas, caça grelhada e churrasco em geral.

 

 

—————

Voltar