10 dicas para escolher e comprar seu vinho!

11/03/2010 12:34

 
Lendo o Blog do Beto Gerosa vimos um artigo muito interessante que se chama: 10 dicas para escolher e comprar seu vinho. Na hora pensamos que este tipo de conteúdo precisa ser difundido para o máximo de pessoas, pois são dicas simples e valiosas, que podem ajudar muito quem está começando.Neste texto iremos dar quais foram as principais dicas que o Beto deu, e explicar um pouco com nosso ponto de vista:



5 dicas para se dar bem

No restaurante.

Sempre consulte o sommelier. A não ser que você saiba muito bem o que quer, o sommelier é a pessoa que vai ajudar você a escolher o vinho. Aliás, ele é a pessoa que mais entende a comida da casa e que elaborou a carta de vinhos.

Nas lojas.
O autor fala sobre preferir casas especializadas em vinhos. Concordamos que o vinho é muito melhor tratado lá, porém não descartamos que o amigo que está começando a beber vinhos e provar rótulos diferentes faça sua compra no supermercado.

Na internet.
Procure resenhas. Existem muitas lojas na internet, com diversas resenhas e comentários em cada vinho. Elas são fáceis de comprar e seguras. Segundo o autor, é uma espécie de catálogo digital, onde se pode pesquisar pelo produto, região, uva, safra e até pontuação da crítica, para quem acha isso um fator importante na hora da compra.

Ajuda dos amigos.
Segundo o Beto, a propaganda boca a boca é uma forma desinteressada de trocar experiências. Procure se informar nas redes sociais, caso você precise de ajuda, o Vinhos do Brasil tem perfil no Twitter, Orkut ou aqui no blog mesmo!

Aposte na certeza.
O que autor quis dizer com isso? Não invente muito. Se for beber um Vinho do Brasil, não adianta querer com aquela uva pouco cultivada aqui. Opte pelos clássicos, um Chardonnay ou um Cabernet Sauvignon / Merlot. Após algum tempo de jornada pelo mundo do vinho, seu paladar vai estar pronto para receber outros sabores, novos cortes, etc. As variedades são demais!


5 cuidados na hora da compra


Aqui transcrevemos as dicas do autor sobre cuidados na hora da compra. São dicas curtas e essenciais para você não comprar uma coisa e na hora de degustar provar um vinho totalmente diferente, para não dizer estragado.

1. Observe se a garrafa está bem cheia. Um espaço livre muito grande entre a rolha e o líquido é sinal de vazamento.
2. Se puder, escolha as garrafas que estejam deitadas, nelas o líquido está em contato com a rolha.
3. Verifique o estado de conservação da cápsula e da rolha. A cortiça não pode estar saltada.
4. Cheque a cor do vinho, principalmente os brancos – uma cor amarelo-escura pode indicar oxidação; se estiver na cor âmbar, evite. Um tinto de safra recente de cor alaranjada – uma característica dos tintos mais evoluídos – também é sinal de problema.
5. Fique atento às safras. Tintos mais básicos, assim como os rosés e grande parte dos brancos devem ser servidos jovens, em no máximo três a quatro anos.
 
 
Diego González

—————

Voltar