Aspectos conferidos ao vinho pela localização geográfica!!

09/03/2010 23:19

 

Para se conseguir um vinho de boa qualidade e agradável, deve-se partir de mudas das videiras que devem ser livres de doenças e pragas a serem plantadas no solo corrigido quanto à acidez e com adubação moderada. Curiosamente, as regiões mais famosas do mundo situam-se sobre solos pobres e as suas produções são comparadas ao potencial total das videiras. Isto ocorre porque com alta disponibilidade nutricional a videira faz crescer as ramagens e a folhagem, restando pouca energia para a formação das flores e frutos.

Em um exame químico pode-se descobrir de que região provém um vinho pela quantidade e o tipo de micronutrientes existentes em sua composição.

CLIMA: o clima é de suma importância para a obtenção de uvas de boa qualidade e é também o fator de mais difícil controle, talvez nenhum controle se consiga sobre os fatores climáticos além dos foguetes antigranizo. Das videiras se consegue vinho de melhor qualidade quando o inverno tem frio moderado, com poucas exposições, à temperatura abaixo de zero, e verões quentes e secos na época de maturação dos frutos.

As variações da temperatura no inverno podem antecipar a brotação das gemas e no verão as chuvas excessivas no período da colheita podem causar podridões nos cachos de uva e doença nas folhas e ramagens com o agravante de baixar o teor de açúcar nas bagas ou evitando a sua completa maturação.

—————

Voltar