Caxias do Sul abre Festejos do dia do Vinho nesta sexta (27-05-2011)

26/05/2011 00:40

 ontos turísticos da cidade serão iluminados com a cor da bebida até 5 de junho. Programação ocorre em mais cinco cidades da região da Uva e do Vinho e na Capital.

 

Caxias do Sul abre, nesta sexta-feira (27), as comemorações do Dia do Vinho, que se estenderão até o dia 5 de junho na região da Uva e do Vinho. A largada será no chafariz da Praça Dante Alighieri, que ganhará cor de vinho, assim como outros atrativos turísticos da cidade, como a Casa de Pedra, o Monumento ao Imigrante, o Jesus Terceiro Milênio, o Museu Municipal e a Estação Férrea. Na rede hoteleira, haverá pacotes especiais durante os dez dias de festa incluindo degustação e venda de vinhos com até 30% de desconto.

 

A programação se estende para outros quatro municípios da região da Uva e do Vinho (Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha e Monte Belo do Sul). Os festejos contam com cerca de 200 atrações, já que mobiliza 60 vinícolas e 80 estabelecimentos entre restaurantes e hotéis, além das atividades da agroindústria, comércio, agências de turismo e eventos culturais. Entre os destaques estão passeios turísticos, degustações, roteiros gastronômicos pelos símbolos da uva e do vinho e pelos pontos históricos que fizeram parte da história da imigração italiana na região.

 

Em Porto Alegre, a programação em comemoração ao Dia do Vinho, que ocorre sempre no segundo domingo de junho, será de 1º a 5 de junho, nos armazéns centrais do Cais do Porto. No local, os consumidores podem degustar e comprar produtos de 30 vinícolas gaúchas a preços promocionais A grande cerimônia em comemoração está marcada para as 10h do dia 5 de junho (domingo), quando será encenada a chegada dos primeiros imigrantes italianos e o bispo de Porto Alegre D. Dadeus Grings abençoará o pão e o vinho.

Durante o evento o público poderá conferir palestras e cursos (nos dias 2, 3 e 4, a partir das 19 horas com inscrições no local) sobre o universo do vinho, em auditório especialmente instalado. Também estão previstas diariamente apresentações artísticas. A feira funcionará de 01 a 3 de junho das 16h às 21h, no dia 04 (sábado) das 10h às 21h, e no dia 05 de junho (domingo), das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

 

O Dia do Vinho

            O projeto unificado de comemoração do Dia do Vinho na Serra Gaúcha está em sua segunda edição. Ele surgiu no ano passado a partir do desejo coletivo na busca da integração de ações de promoção da uva e do vinho, do desenvolvimento econômico da cadeia vitivinícola e valorização do patrimônio. O evento é promovido pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Conta com o suporte do comitê regional formado pelas secretarias de Turismo de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul e pelas entidades  Bento Convention Bureau, Caxias Visitors & Convention Bureau, Emater, Fundaparque, Atuaserra, Aprovale, Aprobelo, Aviga e Agevin.

Acesse a programação completa e mais informações no site www.diadovinho.com.br.

—————

Voltar