GAMAY

29/03/2010 03:01

Gamay é uma espécie muito antiga de uva vermelha, cultivada na região do Beaujolais, daí sendo denominada também uva do Beaujolais. Como a polpa é clara, é chamada também de Gamay Noir à Jus Blanc (Gamay escura com suco branco). Essa uva foi trazida já no século III da Dalmácia para a França. A denominação, ao que parece, advém do nome da região na Côte d'Or.
O solo arenoso, rico em ardósia, no norte do Beaujolais oferece as condições ideais para a uva Gamay. Também o solo do sul é propício à uva Gamay. Em Burgund, o Pinot Noir é misturado ao Gamay, o que os franceses denominam "Passetoutgrain".
A uva Gamay dá origem a vinhos mais ácidos, com aroma de frutas, pouco tanino e álcool. A cor é vermelho rubi, tendendo ao azul. Esses vinhos são melhor apreciados jovens e frescos. O Beaujolais Nouveau é colocado no mercado com a idade de apenas dois meses.
Na Suíça, o Gamay ocupa 15% dos vinhedos, sendo a segunda uva mais importante. O Dôle, vinho tinto mais conhecido do país, é uma mistura (assemblage) do Gamay e Pinot Noir. Há vinhedos de Gamay também na Itália, África do Sul, Canadá e Califórnia. O Gamay Beaujolais, na verdade, é uma variação do Pinot Noir e Napa Gamay é sinônimo de Valdiguié. Essas duas espécies não têm relação com a Gamay.

 

Fonte: https://www.adega24.com/Interessante/Esp%C3%A9ciesdeVideira/CastasdeUvasTintasouVermelhas/Gamay/tabid/413/Default.aspx

—————

Voltar